sábado, 20 de setembro de 2008

Características das Crianças - por faixa etária



Berçário I - De 0 a 1 ano

Aos poucos, torna-se consciente do ambiente ao seu redor, focaliza os olhos e responde aos estímulos.

Material Adequado: Uso de fotos coloridas e grandes. Repetição de versinhos e cânticos simples.


Berçário II - 1 a 2 anos

Começa a entender a existência contínua de objetos não-presentes e a relação causa-efeito.

Material Adequado: Uso de livros com figuras grandes, uma por página, e que a criança possa manusear. Repetição de versos e cânticos simples, com gestos, mas sem fazer esforço para para que ela os repita.


Maternalzinho - 2 a 3 anos

Fluência verbal. Por iniciativa própria, começa a repetir frases memorizadas, versículos, cânticos, fatos. A imaginação começa a se desenvolver. A concentração é curta, dois ou três minutos de cada vez. Pode concentrar-se numa só idéia por vez e focaliza uma imagem apenas. Descobre o ambiente imediato ao seu redor e começa a descobrir a si mesma.

Material Adequado: Uso de livros que a criança possa "ler" sozinha e que estimulem a sua imaginação. Ensino bem simples e repetido, uma idéia por vez. Repetição das mesmas histórias curtas várias vezes.


Maternal - 3 a 4 anos

Maior desenvolvimento da imaginação e da fluência verbal. Curiosidade "por quê?".Independente, explora mais as atividades em grupo. Começa a estar ciente dos problemas do mundo "real".

Material Adequado: Uso de histórias mais compridas e envolventes, versos sem rima, cânticos variados.


Jardim - 4 a 5 anos

Pode fixar a atenção de 4 a 10 minutos. Tem interesse nas atividades dos outros e em manter uma conversa. Sua imaginação é ativa, mas não tem ainda muita noção de tempo e espaço. Consegue repetir as histórias que ouviu. Já pode distinguir entre o certo e o errado. Algumas começam a ler e a contar.

Material Adequado: Uso de flanelógrafo, fantoches e dramatização em geral. As histórias podem ser repetidas menos vezes. Introdução de uma variedade de livros e ilustrações mais detalhados, e de livros sobre lugares, pessoas e animais desconhecidos.


Principiantes - 5 a 6 anos

Desenvolve sociabilidade e interesse no mundo ao seu redor. Memoriza e recita versos. Gosta de atividades participativas.

Material Adequado: Leitura de livros em "série". Dramatização de histórias bíblicas, incentivo aos trabalhos manuais, canto e uso de instrumentos simples.


Primários - 6 a 8 anos

Gosta de se identificar com personagens e de imitá-los. Consegue manter-se atenta por até 20 minutos, Tem boa memória, muita imaginação e raciocínio verbal. É criativa e responsável.

Material Adequado: Atividades que exijam participação intensa (charadas, fantoches, dramatizações, brincadeiras com palavras e números...). Leitura de histórias de personagens com os quais possa de identificar. Memorização de versículos. Responsabilidade na direção da aula, de vez em quando.


Juniores - 9 a 11 anos

Ganha coordenação motora. É ativa, participativa, competitiva. Possui raciocínio lógico e ótima capacidade de memorização. Seus talentos estão em desenvolvimento.

Material Adequado: Uso de dramatizações, concursos bíblicos, charadas, álbuns e coleções, desafios em geral, memorização de versículos, trabalhos manuais detalhados. As histórias devem ter aplicações práticas. Envolvimento em ministério com a turma.


Nenhum comentário: