quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Lidere como Jesus



Se o assunto é liderança, pensamos logo naquelas pessoas com capacidade organizativa e na credibilidade que merece quem está à frente de um grupo, nos valores que assume, prega e que atraem outros que seguem o líder com estima e admiração.

É certo que isto define em parte um líder, mas não um líder completo! A eficiência da liderança está em como o líder sente, pensa e age em seu ministério. O líder deve liderar como Jesus, o líder deve ser servo. Há quem acredite que as duas definições não combinam: pode um líder ser servo? Não só pode como deve - a exemplo de Jesus, o maior líder de todos os tempos, que era, antes de tudo, um servo!

Como líderes de nossa família, de nossa classe de curso bíblico dominical, de nosso berçário, de nossa sala de aula na escola, de nosso escritório... Precisamos contemplar Jesus Cristo e aprender com Ele a convocar, formar os membros do grupo e dedicar-se a eles com amor e solicitude. Jesus Cristo era para seus discípulos o Mestre amado ao qual consagraram suas vidas. Sentiram-se fortemente atraídos pela bondade de Jesus e pelo projeto divino de salvação anunciado pelo Filho de Deus. Entregaram-se de corpo e alma ao seguimento de Jesus Cristo, deixando tudo por amor a Ele.

Jesus, o líder que servia, nos ensina a importância da comunhão profunda com o Pai, cuja vontade procurou sempre cumprir com amor e zelo, mantendo-se em contínua fidelidade ao projeto de salvação que o Pai a Ele confiava. Também o líder cristão deve permanecer na presença de Deus, em constante oração para conhecer a vontade do Pai e cumpri-la em sua vida, independentemente das circunstâncias adversas!

Outra lição da liderança de Jesus é a estima, respeito e amor a todos os seus discípulos. Muitas vezes, Jesus afirmou que os amava e considerava seus amigos, manifestando claramente a verdade destas palavras, pela dedicação constante aos discípulos. Jesus exercia sua liderança fazendo o bem aos discípulos, servindo a eles por amor e ensinando pelo exemplo que devemos “lavar os pés” uns aos outros. Jesus desenvolveu com seus discípulos um relacionamento de confiança. Líderes que desejam investir no crescimento da equipe percebem que precisam, ao mesmo tempo, respeitar as características individuais e estimular o trabalho em grupo, confiar em seus liderados e ser um líder de confiança!

O que caracteriza melhor a liderança cristã não é tanto a capacidade de orientar e organizar, mas o modo todo especial de exercer a missão como somente Cristo soube viver e ensinar a seus discípulos: a alegria de servir.


Por : Ken Blanchard e Phil Hodges

Nenhum comentário: