sexta-feira, 5 de setembro de 2008

CLASSE MATERNAL (Parte 3)

Objetivos e Linguagem

Os objetivos que o professor deseja alcançar devem sempre preceder sua ação. Por isso, antes de pensar em reali­zar qualquer atividade, por mais interessante que pareça ser, o ideal é estabelecer primeiro um objetivo e, depois, um caminho para alcançá-lo, o que in­clui definir o conteúdo e a metodologia.


As crianças não compreendem o sentido figurado das palavras; então, tome cuidado com algumas expressões comuns aos adultos, mas que devem ser evitadas. Por exemplo: "Vai cair fogo". A criança pensa que todos vão morrer queimados. Outro equívo­co é usar sempre o diminutivo ao fa­lar com as crianças ou repetir o erro delas. Elas também não conseguem lidar com conceitos de tempo (quaren­ta anos no deserto) e espaços geográ­ficos (Samaria a Jerusalém). Por isso, para que as histórias sejam assimila­das, é preciso utilizar o mínimo de conceitos de tempo e espaço.

Os professores reclamam que, mui­tas vezes, é difícil definir quanto tem­po será gasto para desenvolver uma atividade ou tema. Para não errar na medida, é fundamental ter em mente três pontos:

1. O que você quer ensinar

2. Como cada um de seus alunos apren­de

3. Como você irá acompanhar as cri­anças.

Se o tempo previsto der erra­do, já que a aula em geral é de 50 mi­nutos, é porque pelo menos um des­ses três itens não foi observado.

O que quero dizer com isso é que, na prática. você deve estabelecer pri­meiramente, os objetivos e os conteúdos. Depois, pensar nas atividades a serem desenvolvidas, baseando-se na maneira como seus alunos aprendem.

É importante tam­bém ressaltar que o professor não deve fazer uma atividade no lugar do aluno porque o tempo acabou e é hora de voltar para o templo.

Fonte: Telma Bueno - Ensinador Cristão (conteúdo adaptado)

Nenhum comentário: