Os objetivos que o professor deseja alcançar devem sempre preceder sua ação. Por isso, antes de pensar em realizar qualquer atividade, por mais interessante que pareça ser, o ideal é estabelecer primeiro um objetivo e, depois, um caminho para alcançá-lo, o que inclui definir o conteúdo e a metodologia.
As crianças não compreendem o sentido figurado das palavras; então, tome cuidado com algumas expressões comuns aos adultos, mas que devem ser evitadas. Por exemplo: "Vai cair fogo". A criança pensa que todos vão morrer queimados. Outro equívoco é usar sempre o diminutivo ao falar com as crianças ou repetir o erro delas. Elas também não conseguem lidar com conceitos de tempo (quarenta anos no deserto) e espaços geográficos (Samaria a Jerusalém). Por isso, para que as histórias sejam assimiladas, é preciso utilizar o mínimo de conceitos de tempo e espaço.
Os professores reclamam que, muitas vezes, é difícil definir quanto tempo será gasto para desenvolver uma atividade ou tema. Para não errar na medida, é fundamental ter em mente três pontos:
1. O que você quer ensinar
2. Como cada um de seus alunos aprende
3. Como você irá acompanhar as crianças.
Se o tempo previsto der errado, já que a aula em geral é de 50 minutos, é porque pelo menos um desses três itens não foi observado.
O que quero dizer com isso é que, na prática. você deve estabelecer primeiramente, os objetivos e os conteúdos. Depois, pensar nas atividades a serem desenvolvidas, baseando-se na maneira como seus alunos aprendem.
É importante também ressaltar que o professor não deve fazer uma atividade no lugar do aluno porque o tempo acabou e é hora de voltar para o templo.
Fonte: Telma Bueno - Ensinador Cristão (conteúdo adaptado)
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