O perfil do professor
Durante muito tempo, na ED, acreditou-se que qualquer pessoa servia para ensinar às classes infantis. Todavia, sabemos que o trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor trabalhe com conteúdos de natureza diversa que abranjam de cuidados básicos até conhecimentos específicos provenientes das muitas áreas do conhecimento.
O professor precisa conhecer o modo como as crianças aprendem e se desenvolvem, e levar isso em conta na hora de planejar cada aula. A criança é naturalmente curiosa, porque está "descobrindo o mundo". Por isso, a aula deve ser rica em visuais, não apenas gravuras e objetos, mas também gestos, expressão facial e corporal do professor.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a educação infantil (esse documento é equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs - das séries iniciais do Ensino Fundamental- 1ª a 4ª série -, só que se refere à educação de 0 a 6 anos), todo o trabalho a ser desenvolvido deve se basear em três eixos: as brincadeiras, a movimentação das crianças e as relações afetivas que elas desenvolvem. Essas são as formas que a criança tem de aprender. Em educação religiosa, devemos acrescentar mais um eixo: o desenvolvimento espiritual da criança.
A criança do maternal pode aprender sobre Jesus e Deus, que o Senhor criou todas as coisas, ou que Jesus pode todas as coisas. Também é importante que experimente momentos de oração para que, aos poucos, compreenda que orar é falar com Deus.
Fonte: Telma Bueno - Ensinador Cristão (conteúdo adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário